2. Metodologia de Pesquisa
A fim de investigar os avanços da produção científica acerca da Engenharia de Requisitos . Foi realizada uma pesquisa exploratória que conforme Gil (2002) visa tornar o tema mais explícito. A pesqusia possui uma abordagem quantitativa, por meio da Teoria do Enfoque Meta Analítico Consolidado – TEMAC, de Mariano e Rocha (2017). A natureza da pesquisa é básica, pois provoca conhecimentos novos sem aplicação prática prevista, os quais envolvem verdades e interesses universais e úteis para o avanço da ciência (Gerhardt; Silveira, 2009).
Para a identificação os trabalhos que abordam a área de Engenharia de Requisitos, bem como de apresentar uma visão da produção científica nacional e internacional dentro desse contexto, foi realizado um estudo bibliométrico, tomando como fonte de dados os artigos científicos publicados no período de 2010 a 2018, na base de dados Web of Science.
Segundo Mariano et. al (2011), o Enfoque Meta-Analítico é um método de revisão bibliográfica sistemática que visa apresentar os autores, artigos e fontes de publicação mais relevante sobre o tema escolhido, levando em consideração seu fator de impacto e número de citações brutas em outros trabalhos. Este método permite ao pesquisador selecionar e filtrar dados de maneira sistemática alcançando o estado da arte completo sobre o assunto. O método do Enfoque Meta-Análitico foi dividido em 3 etapas.
2.1. Preparação da Pesquisa