5. Resultados Preliminares
Tendo em vista os objetivos definidos na Projeto INNOACE - Atividade 2 - Tarefa do Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, foi iniciado o levantamento inicial de dados referentes ao diagnóstico do estado de implementação BIM, que serão apresentados neste artigo.
5.1 Definição de parâmetros para inquérito
Inicialmente, foram definidos como público alvo, para o levantamento de dados, os profissionais que actuam na indústria da AEC nas regiões do Centro e Alentejo de Portugal. Os profissionais foram contactados através da Ordem dos Engenheiros de Portugal - OEP e Ordem dos Arquitectos - OA, através de suas respectivas representações distritais das regiões de estudo.
Os parâmetros inicialmente definidos para diagnóstico do estado de implantação BIM podem ser agrupados em 4 partes fundamentais:
· Definição do perfil pessoal e profissional dos respondentes;
· Análise do conhecimento geral sobre metodologia BIM;
· Compreensão sobre o estado de implantação BIM;
· Interesse sobre investimento futuro (formação) em BIM.
O objetivo ao final de todo o estudo é identificar as variáveis que influenciam a cerca do conhecimento sobre a metodologia BIM, compreender as motivações, desafios e barreiras associadas à implementação ou não de BIM, e identificar se o setor está sensível à necessidade da utilização de BIM para melhoria da eficiência e produtividade.
Contudo, nesta fase de estudo, o objetivo específico é utilizar os resultados obtidos para o aprimoramento da abordagem do inquérito junto aos intervenientes da indústria da AEC, para só então buscar uma melhor representatividade a fim de concluir o diagnóstico do estado de implantação BIM nas regiões do Centro e Alentejo de Portugal.
5.2 Análise dos resultados da implementação BIM no Centro e Alentejo
Ao final desta fase inicial, foram obtidas 28 respostas, o que representa um número de respondentes restrito em relação ao setor de construção das regiões do Centro e Alentejo. Entretanto, por se tratar de uma abordagem inicial o número de respondentes é suficiente para posterior aperfeiçoamento do inquérito.
Definição do perfil pessoal e profissional dos respondentes
A princípio, dentre os distritos onde foi possível encaminhar o inquérito, a grande maioria, 78% dos respondentes, estão localizados no distrito de Portalegre, no Alto Alentejo. Do total de respondentes, 79% se declararam do sexo masculino. Quanto a idade, 43% têm entre 36 e 45 anos, não houveram respondentes com idade entre 18 a 25 anos e as demais faixas etárias apresentaram percentuais entre 18% a 21% (Figura 6). Em uma análise mais crítica, a ausência de profissionais na faixa etária de 18 a 25 pode ser preocupante, tendo em vista o atual arranque econômico e a possibilidade de haver falta de profissionais para sustentar o crescimento do setor da construção.