Compreensão sobre o estado de implantação BIM
Para entender o estado de implantação da metodologia BIM nos ambientes de trabalho dos inquiridos, faz-se necessário perceber o motivo pelos quais optou-se pelo uso ou não de BIM nas atividades exercidas.
Os 22 respondentes que declararam não conhecer BIM ou que não se faz uso de BIM no trabalho foram arguidos quanto aos motivos da não implantação do BIM e se haveria previsão para implantação no futuro (Figura 9). Aqueles que afirmaram não ter conhecimento sobre BIM, confirmaram seu desconhecimento. Contudo, baseado nas respostas dos demais 13 inquiridos, os principais motivos para a não utilização da metodologia BIM seriam a falta de pessoal capacitado (27%), a ausência de necessidade do uso nas atividades do trabalho (14%), e o alto investimento associado a implantação (9%).
 
Em relação à previsão de implantação, 77% afirmaram não haver previsão e os outros 23% declararam que somente há uma previsão a longo prazo. Este resultado é grave quando analisado o contexto atual, pois demonstra uma estagnação tecnológica em um cenário de expansão desta metodologia para melhoria dos índices de produtividade da indústria da AEC.