Introdução

          
               Ao longo dos anos a tecnologia vem modificando significativamente o cotidiano das pessoas, introduzindo avanços que modificaram, principalmente, sua forma de trabalho e comunicação. Atualmente, vivenciamos a quarta Revolução Industrial conhecida como Indústria 4.0, que diz respeito à incorporação de sistemas cyber-físicos, cujo objetivo é promover a integração e o controle de produção com base em sensores e equipamentos conectados em rede e da fusão do mundo real com o virtual, produzindo assim autodiagnóstico, autoconfiguração e auto-otimização no sistema nas mais diversas áreas industriais \citep{cni2016} (TROPIA, 2017).
                Acoplado ao uso das tecnologias digitais no ambiente industrial, a automação industrial é um ramo que vem se destacando na atualidade. Visando aumentar a produtividade, a automação industrial utiliza meios mecânicos e automáticos, em substituição ao trabalho humano, para operar os mais diversos processos presentes nas indústrias. Os benefícios do uso deste processo são visíveis desde o setor administrativo até o produtivo, sendo que se produz em maior quantidade, melhor qualidade, com menor custo e tempo \citep{vilela2003}\citep{jnior2003}
                Desta forma, as análises voltadas para o ramo da automação, além de se tornam cada vez mais complexas, vêm sendo utilizadas nas mais diversas áreas, inclusive fora do ramo industrial, sempre objetivando a otimização das atividades com redução de gastos. Uma plataforma muito empregada para o desenvolvimento de sistemas de automação é a Plataforma Arduíno (RIBEIRO; SOUZA; NOVAES; NAZARÉ, 2017).
                O Arduíno é uma plataforma de código aberto e baixo custo, empregada para a elaboração de projetos na área da eletrônica, podendo ser arranjada das mais diversas formas, dependendo da sua aplicação, onde podem ser acoplados microprocessadores, sensores, programas pré-adaptados, entre outros. Assim, com esta plataforma podem ser acionadas lâmpadas, portões, aparelhos eletrônicos e muitos outros equipamentos (RIBEIRO; SOUZA; NOVAES; NAZARÉ, 2017).
                   Diante deste contexto, este projeto objetiva a construção de um minibarco de motor elétrico aplicando conhecimentos adquiridos ao longo do curso acoplados a ideia de desenvolvimento de equipamentos eletrônicos para o controle e automação industrial, utilizando a plataforma arduino. 

Problema

                      As indústrias atuais tem a preocupação de se manterem competitivas no mercado atendendo a demanda de seus consumidores, além do que, muitas delas enfrentam problemas com o padrão dos produtos, grande desperdício no processo produtivo e dificuldades com a logística. Uma das soluções para este cenário é adaptar-se ao surgimento e desenvolvimento das novas tecnologias, incorporando-as no setor produtivo. Assim, com um processo que faz uso da automação, o aumento de produtividade é possível, juntamente com uma maior qualidade, flexibilidade e confiabilidade do processo. 

Solução

Componentes

 
Para a montagem do minibarco foram utilizados os seguintes componentes:
·         Dois motores de corrente contínua, de 6V, para fazer a rotação das rodas d’água e direcionamento do minibarco.