Um sistema vibratório é um sistema dinâmico para o qual as variáveis de entrada e as de saídas são dependentes do tempo, e possuem características oscilatórias. Qualquer movimento que se repita ao longo do tempo é denominado oscilação ou ainda vibração. (JUNIO)
Segundo Rao (2008) e Inman (2008), um sensor de vibração é um conjunto de pelo menos um transdutor e um circuito mecânico acoplado ao transdutor, sendo que o transdutor é um dispositivo que transforma valores de grandezas físicas em sinais elétricos. Os sensores de vibrações são comumente conhecidos como instrumentos sísmicos. Um instrumento sísmico consiste basicamente de um sistema massa-molaamortecedor disposto sobre um corpo vibratório, conforme ilustrado na figura 14. O movimento vibratório é medido através da determinação do deslocamento da massa em relação à base na qual está montada.
Existem diversos transdutores e dispositivos que podem ser montados para compor um instrumento sísmico e, consequentemente, um sensor de vibração. Alguns que se destacam na literatura são os transdutores resistivos, piezelétricos e eletrodinâmicos. O sensor 46 construído utilizando estes princípios supracitados e qualquer um destes transdutores é dito um Acelerômetro.