Esses elementos mecânicos, normalmente são usados em sistemas que possuem uma velocidade linear baixa, principalmente, quando comparadas as correias em V. A Vida útil Remanescente (RUL do inglês Remaining Useful Life) de uma corrente é aproximadamente 20 000 h.
Os principais modos de falha em uma corrente estão relacionados a: fraturas por fadiga nas placas de conexão; fratura por impacto nos roletes; desgaste nos pinos \cite{l2013}.
As principais recomendações de projeto para garantir uma boa RUL do sistema corrente roda são:

Tipos de correntes

Na atualidade, os principais tipos de corrente são definidos pela norma ISO e ANSI.
A classificação de correntes no sistema inglês é dada pela norma \citet{standard2011}, revisada e confirmada em 2022, que abrange correntes, acessórios e rodas dentadas de transmissão.
As correntes de rolos podem ser de cordão simples, com uma fileira de elos de rolo, ou de cordão múltiplo, com mais de uma fileira de elos de rolo. Para indicar o número de fileiras é acrescentado ao código da corrente o sufixo com o número de fileiras. Na norma, são fornecidas tabelas para dimensões gerais da corrente, diferenciadas por tamanhos. Nesse sentido, dependendo da carga de aplicação podem ser classificados nos seguintes tamanhos:
A classificação de correntes no sistema métrico, equivalentes às já citadas pela norma ANSI são:
A seguir, na Tabela \ref{tab1} são apresentados os códigos equivalentes entre normas ANSI e ISO.