Cidades com população entre 251 mil e 500 mil habitantes também são expressivas na Ucrânia e distribuem-se por quase todas as regiões. Luhansk, localizada na região carbonífera de Donbass (no extremo leste do país), está entre as primeiras cidades a cair sob domínio russo, nas primeiras ofensivas, iniciadas em fevereiro de 2022. Trata-se de regiões que contam com os maiores percentuais de população de origem russa, na Ucrânia.
Neste grupo, podemos destacar também a cidade portuária de Mariupol (oblast de Donetsk, também na região de Donbass), alvo de umas das maiores ofensivas russas em território ucraniano, que resultaram em grande destruição e mortes, ocorridas nos meses de março e abril de 2022. Kherson, outra cidade portuária, localizada ao sul do país, um dos principais alvos das ofensivas russas, desde o início da guerra. Estas três cidades encontram-se ainda sob controle russo, cuja anexação foi reforçada pelos referendos realizados por Putin, no final de setembro.
No quarto e último grupo, destacamos as cidades de grande porte, com população entre 500 mil e 1 milhão habitantes. Envolve um menor número de cidades, com concentração na porção sudeste do país, onde se destacam Donetsk, Dnipropetrovisk e Zaporizhzhya. Somam-se ao grupo Odessa, ao sul, e Lviv, no extremo oeste (fronteira com a Polônia).
O avanço dos ataques e controle russos, no território ucraniano, desde fevereiro, vem acumulando impactos destrutivos da guerra em curso, tanto em termos humanos como materiais, em todas as regiões do país.