Começaremos a responder a essas questões, mobilizando informações gerais relativas às características territoriais e populacionais anteriores ao início do atual conflito. Nesse sentido, destaca-se, inicialmente, que a Ucrânia é o segundo maior país europeu em termos territoriais, com um território
[1] de 603,5 mil km
2, ficando atrás somente da própria Rússia. Em termos comparativos com o Brasil, essa extensão territorial equivale, aproximadamente, à soma das áreas dos territórios dos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
Em termos populacionais, em 2021, a Ucrânia era o sétimo país com maior população, na Europa
[2], com uma estimativa populacional de 43,8 milhões de pessoas
[3]. Em comparação com o Brasil, esse montante aproxima-se do tamanho populacional do estado de São Paulo, no censo demográfico de 2010
[4].
Territorialmente, a Ucrânia estrutura-se a partir da existência de 25 regiões administrativas, denominadas oblasts, onde estão distribuídos 461 cidades, 1.461 comunidades territoriais e 28.372 assentamentos rurais (State Statistics Service of Ukraine, 2021a).
As estimativas populacionais de 2021, registradas antes do início do atual conflito, evidenciam que a população do país se distribui de forma heterogênea entre as diferentes regiões. A partir da Figura 2, observa-se que regiões mais populosas se localizam em diferentes porções do território: Kiev City, na porção central; as regiões de Donets’k, Dnipropetrovs’k, Kharkiv e Luhank’s, na fronteira com a Rússia (porção leste); Odessa, na porção sul; e Lviv, na porção ocidental, na fronteira com a Polônia.